sábado, 28 de janeiro de 2012

Berimbau

BERIMBAU
  •                 Etimologia      
         É difícil descrever exatamente quando o berimbau se tornou  indispensável numa roda de capoeira, até o século XIX jogava-se apenas ao som de palmas e atabaque.tudo indica que ele teria chegado ao Brasil já em 1538, junto com os primeiros escravos.Waldeloir Rego também cita que em Cuba, o berimbau, lá chamado de sambi entre outros nomes, aparece em cultos religiosos de origem afro-cubanas. Outra característica que reforça a introdução africana do berimbau no Brasil, é o fato de que antes da colonização, não existem registros de arcos musicais na cultura dos índios que aqui viviam.
        Em publicação de 1834, Jean-Baptiste Debret diz que o Berimbau era tocado por ambulantes para atrair a atenção de fregueses.
     
    Jogador de Urucungo, pintura de Jean Baptiste Debret de 1826
    Em 1826, o artista francês Jean Baptiste Debret retratou um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".
     
       Conta Mestre Pastinha que o Berimbau também era usado como arma. Os Capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policiais que os perseguiam. Nesses momentos, o Berimbau transformava-se em foice de mão.

        No Brasil, também é conhecido por urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo, no sul de moçambique tem nome de xitende em angola chamado de hungu ou m'bolumbumba e em grande parte do continente africano, e é utilizado entre os quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e khoisan - grupos étnicos.e o nome africano gunga na língua Yorubá significa Rei.
    •          Descrição
        É constituído por uma vara em arco, de madeira ou verga, com um comprimento aproximado de 1,50 metros a 1,70 metros e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Na sua base, é amarrada uma cabaça com o fundo cortado que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau usa a mão esquerda para sustentar o conjunto e pratica uns movimentos de vai e vem contra o ventre, utilizando uma pedra ou uma moeda (dobrão), para pressionar o fio. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.
    •                  Ação e reação
        O berimbau é um elemento fundamental na capoeira, sendo reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. Alguns o consideram um instrumento sagrado. Ele comanda a roda de capoeira, dita o ritmo e o estilo de jogo. São dados nomes às variações de toques mais conhecidas, e quando se toca repetidamente um mesmo toque, diz-se que está jogando a capoeira daquele estilo. As variações mais comuns são "Angola" e "São Bento Grande". E pela repercussão da música o seu som tem grande influência na motivação do capoeirista na hora do jogo.
    •                 Conhecendo o berimbau
       Existem três tipos de Berimbau: Viola(agudo) - é o menor, Médio(solo)- é o médio, Berra-boi(grave) - é o maior, determinados pelo tamanho da cabaça. Cada um com uma função mais ou menos definida.




     •    O berra-boi toca a linha grave, raramente com improvisações. O tocador de berra-boi no começo de uma roda de capoeira geralmente é seu líder, sendo seguido pelos outros instrumentos. O tocador principal do gunga geralmente também lidera a cantoria, além de convidar os jogadores ao "pé do berimbau" (para inciarem o jogo).

    •    o médio ("viola") complementa o gunga. Por exemplo, enquanto o gunga toca um padrão simples de oito unidades, o médio pode tocar uma variação de dezesseis unidades. O diálogo entre o gunga e o médio caracteriza o toque. No toque São Bento Pequeno, o médio inverte a melodia do gunga, com alguma improvisação.


    •    O violinha toca a maioria das improvisações dentro do ritmo definido pelos outros dois. O tocador do violinha harmoniza e quebra para acentuar as músicas. Não há muitas regras formais no toque do berimbau na capoeira, sendo que cada mestre de roda determina a interação entre seus músicos. Alguns preferem todos os instrumentos em uníssono, ao passo que outros dividem os tocadores entre iniciantes e avançados, requerendo dos últimos variações mais complexas.



           Essas categorias relacionam-se ao som, não ao tamanho. A qualidade de um berimbau não depende do comprimento do arco nem do tamanho da cabaça, mas sim do diâmetro e resistência do arco e da qualidade sonora da cabaça.
     












    As partes de um berimbau são:


    Pau de berimbau = VERGA
    O arco, com cerca de 1,60 m de comprimento,
    é feito geralmente do caule de um arbusto chamado biriba, 
    comum no Nordeste












    CAXIXI  
    Pequena cesta de palha, com fundo de couro, 
    usada como chocalho. 
    Tem de 10 a 15 centímetros de altura, 
    cerca de 6 centímetros de diamêtro na base(essas medidas variam) 
    e um recheio de sementes ou pedrinhas.




     








                                                      DOBRÃOTomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão.Ela é segurada entre o polegar e o indicador da mão esquerda e faz variar as notas emitidas pelo berimbau, dependendo da pressão que faz na corda                                      








        


    BAQUETA ou VAQUETA
     é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, 
    sendo fina ou grossa, tocada no arame para saída de som.
    CABAÇA Caixa de ressonância. Feita com o fruto da Cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval(coité) ou pode ser formada por duas partes, quase que arredondadas ou interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada. Quanto mais seca estiver, melhor.
    Arame- Já foi um cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, O mais comum, é usar o aço vendido em carretéis.O fio de arame de aço bem esticado costuma ser arrancado de pneus radiais também
                           Toques
      As variações dos toques (ritmos) do berimbau são inúmeras, entre elas:
      São Bento grande
      São Bento pequeno
      Banguela
      Cavalaria
      Iuna
      Santa maria
      Idalina
      Amazonas
                               ...     em breve
                        todos estarão disponíveis com descrição e som na postagem de toques
        em caso de mais sugestões deixe um comentário que serão feitas atualizações

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário